Call for Participation/pt

From Wikimania

* ar/العربية (missing) * cs/čeština (in progress) * be-tarask/беларуская (тарашкевіца) (in progress) * de/Deutsch (published)* el /Ελληνικά (needs updating)* en/English (published)* es/español (published)* eu/euskara (in progress) * fi/suomi (in progress) * fa/فارسی (missing) * fr/français (published)* ga/Gaeilge (in progress) * hu/magyar (missing) * ia/interlingua (published)* it/italiano (published)* ja/日本語 (published)* ko/한국어 (published)* lb/Lëtzebuergesch (missing) * ms/Bahasa Melayu (missing) * nl/Nederlands (missing) * oc/occitan (missing) * pl/polski (missing) * pt/português (published)* ro/română (in progress) * ru /русский (proofreading)* scn/sicilianu (published)* sv /svenska (needs updating)* te/తెలుగు (in progress) * tr/Türkçe (in progress) * uk/українська (in progress) * za/Vahcuengh (missing) * zh-hans /中文(简体) (proofreading)* zh-hant /中文(繁體) (proofreading)* * * * * * * * * * * *

destination: Call for Participation

Chamada à participação

Datas importantes

  • Apresentação de propostas: desde 1 de março
  • Data limite para enviar propostas de workshops, painéis e apresentações: 15 de abril
  • Data limite para enviar propostas de posters, espaços abertos de debate e trabalhos artísticos: 30 de abril
  • Notificação de aceitação de workshops, painéis e apresentações: 15 de maio
  • Notificação de aceitação de posters, espaços abertos de debate e trabalhos artísticos: 31 de maio
  • Conferência: 26-28 de agosto

Temas e caminhos

Projetos da Fundacão Wikimédia

Podem ser enviadas propostas para dois caminhos:

  • O caminho informal, para membros da comunidade wiki e observadores interessados em compartilhar suas próprias experiências e pensamentos, e apresentar novas idéias.
  • O caminho acadêmico, para trabalhos de investigação científicos que tratem de aspectos sociais, técnicos ou de conteúdo da Wikipédia, seus projetos irmãos e demais projetos de colaboração massiva, assim como a criação de conteúdo livre e dinâmica de grupo em geral.

As propostas para qualquer um destes caminhos devem se enquadrar dentro de um ou mais dos seguintes temas:

  • Comunidades Wikimedia: inclui os temas de resolução de conflitos, dinâmicas de comunidade, reputação e identidade, multilinguismo, línguas e culturas.
  • Conhecimentos livres: inclui acesso irrestrito à informação, formas de obter e distribuir este conhecimento livre; uso dos projetos Wikimedia em educação, jornalismo e pesquisas; formas de melhorar a qualidade e a uso do conteúdo.
  • Desafios latino-americanos: temas centrados em iniciativas e limitações para expandir o alcance dos projetos Wikimedia na América Latina; promoção de projetos em línguas nativas da América Latina; problemas específicos das comunidades Wikimedia de língua espanhola e portuguesa.
  • Infraestrutura técnica: inclui aspectos relacionados à MediaWiki, seu desenvolvimento e extensões, infraestrutura técnica da Wikimedia e idéias para novos desenvolvimentos.

As propostas e artigos devem ser de interesse dos membros das comunidades Wikimedia e estar dentro dos temas definidos anteriormente.

Tipos de propostas

São aceitas propostas de:

  • Apresentações (oratória de 10 a 30 minutos com sessão de perguntas e respostas ao final)
  • Este tipo de proposta é apropiado para apresentar resultados substanciais de investigação ou de projetos de comunidade.
  • Laboratórios (workshops, sessões de 60 a 120 minutos com um moderador e envolvimento da audiência)
  • Este tipo de proposta é apropiado para sessões com finalizade de ensinar um tema específico ou explorá-lo em detalhe.
  • Painéis (sessões de 45 a 90 minutos com 2 a 5 participantes para debater aspectos de um tema com questões da audiência)
  • Este tipo de proposta é apropiado para debates sobre um tema de grande interesse entre os membros da comunidade, com apresentação de trabalhos de vários participantes. Para debates menos formais sobre temas de menos interesse, considere um debate aberto.
  • Debates abertos (debates informais sobre um tema específico, um moderador dirige a sessão, mas qualquer pessoa interessada pode participar)
  • Este tipo de proposta é ideal para temas em que vários participantes desejam debater ou trazer idéias (brainstorming) de uma maneira informal.
  • Posters (cartaz impresso que não requer um apresentador)
  • Este tipo de proposta é ideal para apresentar resultados de pesquisas em progresso ou de pequenos projetos.
  • Obras artísticas (peças, competições, comédia, visualizações, mostradores ou outras representacões de algum aspecto do projeto)
  • Este tipo de proposta é ideal para demonstrar criatividade ou promover obras de arte sobre os projetos.

Além disso, haverá a oportunidade de se realizar apresentações relâmpago (lightning talks), que consistem em apresentações de 5 minutos. Estas sessões serão organizadas no local do evento Wikimanía 2009 momentos antes de começar a conferência, sem a necessidade de se enviar previamente as propostas. Estas apresentações são ideias para aqueles que queiram apresentar rapidamente uma idea ou projeto sem uma apresentação formal. Estas apresentações informais estão abertas à participação de todos.

Instruções para submissão

Wikimania é uma conferência organizada por voluntários. Assim, agradecemos que nos ajude em minimizar o esforço gasto seguindo as seguintes instruções para submeter as propostas. Todas as submissões devem incluir o seguinte:

  1. Título do evento: um título em espanhol ou inglês.
  2. Resumo: um resumo curto em espanhol ou inglês da proposta em 50 a 100 palavras. O resumo será incluído no programa da conferência.
  3. Temas e caminhos: indique a sessão a que deseja enviar a propuesta (informal ou acadêmico) e um único tema em que ache que o seu trabalho se encaixe melhor (Comunidades Wikimedia, Conhecimento livre, Desafíos latino-americanos, Infraestructura técnica). Note que os posters e as obras artísticas tem a sua própria sessão no sistema de propostas.
  4. Informação sobre o apresentador: nome completo, correio electrônico e uma pequena biografía.
  5. Arquivo com a proposta: um arquivo de texto, PDF ou OpenDocument em espanhol ou inglês, que contenha:
    • Uma descrição completa da proposta, em espanhol ou inglês, que possa ser utilizada para avaliar a propuesta e não ultrapasse de 1000 palavras. Por favor, apresente um resumo geral dos temas a serem cobertos ou apresentados. Especifique claramente a relevância da proposta em relacão aos projetos Wikimedia e se a proposta tem relação com um projeto wiki específico. Pode-se incluir hiperligações, gráficos e diagramas com tanto que não ultrapassem uma página.
    • Tipo de evento: indique se o evento proposto é uma apresentação, um laboratório, um painel, um debate aberto, um poster ou uma obra artística. Case se trate de uma apresentação ou um painel, indique quanto tempo necessita para a mesma.
    • Somente para propostas de painéis: indique um moderador e pequenas biografias de cada panelista sugerido.
    • Idioma: indique em que língua se planeja realizar a apresentacão. A conferência será bilíngue em espanhol ou inglês.
    • Pedidos especiais: indique qualquer requisito especial que tenha, incluindo qualquer tipo de equipamiento necessário.

No campo "Comentários para o diretor da conferência", você deverá nos indicar se vai assistir a Wikimania: (a) com certeza, (b) provavelmente, (c) somente se a proposta for aceita, ou (d) somente se transporte e/oo alojamento forem fornecidos. Você também pode se inscrever na lista pública de participantes da Wikimania 2009 em: http://wikimania2009.wikimedia.org/wiki/Attendees/pt

Por favor, note que todas as propostas devem estar duplamente licenciadas sob a licença de documentação livre GNU (GDFL) versão 1.2 ou posterior e a licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento Semelhantes 3.0. Ao enviar propostas para a Wikimania 2009, você estará aceitando esta condição.

Submissão

Uma vez que tenha toda a informacão necessária, por favor envie a sua proposta através do nosso sistema de submissão antes da data limite: http://wikimania2009.wikimedia.org/wiki/Submission/pt

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para wikimania-program@wikimedia.org (em espanhol ou inglês).

Bolsas

Se necessitar de bolsa para viajar para Buenos Aires, uma bolsa deverá ser solicitada através do sistema de bolsas. Note que a aceitação de sua proposta pelo comitê do programa não implica na automática concessão de bolsa de viagem.